segunda-feira, 31 de agosto de 2009


Diploma de jornalista. Exigência que interessa à sociedade.



A informação jornalística é um elemento estratégico das sociedades contemporâneas. A sociedade tem direito a informação ética, democrática e de qualidade, informações que dependem de profissionais especializados. O jornalista é um profissional diferenciado por se dedicar inteiramente a liberdade de expressão.
No dia 17 de junho de 2009 foi derrubado pelo Supremo Tribunal Federal a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. O fim da obrigatoriedade e exigência do diploma de jornalista tem gerado muita polemica entre jornalistas e acadêmicos do curso de Comunicação Social.
Não creio que isso vá prejudicar os futuros comunicólogos independente de portarem ou não o famigerado canudo, pois os meios de comunicação continuaram priorizando a contratação de gente competente. Será que o Ensino Médio nos daria suporte para trabalhar com a informação de forma correta? Será que disciplinas como português e matemática, e outras tantas da matriz curricular de uma escola, seriam diferenciais na cobertura de fatos jornalísticos que transformam a vida do cidadão? Acredito que não. É necessário que o estudante tenha um embasamento ético, com uma sustentação sociológica e filosófica sobre a sociedade. Saber como funciona o processo de recepção, editoração, redação etc.
Porem acredito ainda que existem muitos interesses por traz da defesa do fim da obrigatoriedade do diploma, parece que os ministros não enxergam a diferença entre liberdade de expressão e exercício de profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário