segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A polêmica do diploma
Na sessão, do dia 17 de junho, deste ano, o Supremo Tribunal Federal, com a decisão da não obrigatoriedade do diploma ao jornalista, gerou indignação e revolta aos profissionais deste ramo. Ressaltam que o jornalismo pode ser desempenhado por todos aqueles que possuam intimidade com palavras e que tenham conhecimento sobre o assunto, pois se remete apenas a uma atividade intelectual, por tanto, não há a necessidade de possuir o diploma para exercer a profissão.
Jornalismo é sim uma expressão de pensamentos, e o profissional defende a liberdade dessa manifestação.
Mas é através de informações, que se influencia na formação da opinião pública. Para que a sociedade usufrua de comunicação qualificada, cabe ao jornalista desempenhar essa função, sendo necessárias especializações no ramo, e isto adquirido através de estudos, que devem ser repassados com ética e discernimento, pois temos responsabilidade social e profissional. É importante que os profissionais possuam habilidades técnicas para produzirem com qualidade as informações, a na não exigência do diploma acarretará na precariedade deste ofício.
Determinadas profissões somente podem ser exercidas com diploma, possuir especialização educacional na área, para ser competente naquilo que for desempenhar, e para fazer um bom jornalismo, é necessário, sim ter diploma. Para a contratação de jornalistas com ou sem diploma, fica a critério das empresas de comunicação. Cabe, portanto, ao STF, reavaliar novamente a decisão do diploma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário